DEPOIMENTOS

André Pellenz

Diretor Cinematográfico

Minha Mãe é uma Peça, Detetives do Prédio Azul

Bruna Coutt

Ex-Aluna

Angélica Oliveira

Roteirista

colaboradora da série Unidade Básica criada pela FICs

INVESTIMENTO

R$ 500,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito)

CURSO ONLINE AO VIVO

Carga horária: 16 horas-aula (4 encontros)

Dia: Segundas

Horário: 19h às 23h

Início: 07 de Junho de 2021

O curso é realizado através do Zoom, sendo necessário que o aluno o tenha instalado em um dispositivo com câmera, microfone e conexão de banda larga 

PROGRAMA

Coordenação Pedagógica: Newton Cannito

OBJETIVO  

No CURSO TÉCNICAS AVANÇADAS DE ROTEIRO será abordado como se constrói o discurso e o tom de uma obra através das cenas, explorando uma variedade de técnicas contemporâneas utilizadas em obras de sucesso.

O conteúdo programático inclui:

 

  • A construção de personagens e os mapas de relações entre eles,

  • Técnicas e recursos de construção de cenas e adequação ao gênero.

  • Diálogos 

  • Mise en scéne

  • Simbologia

  • Beats

  • Sumário 

  • Narrador

  • Flashbacks

  • entre outros.

 

A realização do curso está sujeita a quórum.

PROFESSORES

NEWTON CANNITO

Newton Cannito é diretor de cinema e autor-roteirista de televisão. Doutor em Cinema e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Como autor de televisão já ganhou vários prêmios importante como o APCA de melhor Teledramaturgia (pela serie “9mm”, Fox e Netflix), o premio ABRA (pela serie Unidade Básica) , e o Emmy de telenovela (por Joia Rara).

Criou e é roteirista da série “Unidade Básica”, exibida na Universal Channel - cuja 2ª temporada estreou em 2020 e a terceira em 2021. Criou e escreveu a série musical “Z4” para o SBT/DISNEY.  Foi roteirista da série “Cidade dos Homens” e dos longa metragens “Quanto vale ou é por quilo?” (Sergio Bianchi), “Bróder” (Jeferson De) e “Reza a Lenda” (Homero Olivetto). Foi criador e roteirista chefe do seriado “9mm: São Paulo” (Fox), vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira. Foi roteirista da telenovela “Poder Paralelo” (de Lauro Cesar Muniz) e de “Joia Rara” (de Thelma Guedes), vencedora do Emmy Internacional na categoria. Foi supervisor artístico do Edital FICTV que resultou em varias series de sucesso, como 3%( Netflix), “Natalia” (Universal), “Vida de Estagiário” (Warner)  e “Brilhante FC” (TV Brasil).​

É autor também de vários livros entre eles “Manual de Roteiro” (Conrad Editora), “A televisão na Era Digital” (Summus Editora) e "Choque do Tropicalismo" (NVersos). 

MARCOS TAKEDA

Marcos Takeda é roteirista e pesquisador pela produtora FICs.

 

Para a televisão, fez os roteiros da primeira e segunda temporada (produção) da série “Unidade Básica” (Gullane) e está desenvolvendo a terceira temporada. Série vencedora do prêmio ABRA de melhor roteiro de série de 30’.

 

Foi roteirista da primeira temporada da série “Z4” (SBT/Disney Channel) que atingiu média de 10 pontos de audiência e da animação “Corta!” (2Dlab - estreia prevista para 2019) para o Universal Channel. Para cinema, escreveu o roteiro do longa “Magal e os Formigas” (Globo Filmes / Moonshot) de Newton Cannito e “E.A.S – Esquadrão Anti-sequestro” (Popcon Filmes – em finalização) de Marcus Dartagnan .

 

Atualmente está desenvolvendo diversos projetos no núcleo criativo da “Pepper Filmes”. Tem vários artigos sobre roteiro e televisão publicados em revistas como Filme & Cultura, Cadernos de Televisão (IETV) e Revista de Cinema. Ministrou diversas oficinas e seminários sobre roteiro.

 

Atua como professor para os cursos de roteiro da FICs.

RAFAEL PEIXOTO

Rafael tem 25 anos de carreira dedicados à cultura e à publicidade. Realizou mais de 8 mil apresentações artísticas e ações de comunicação que atingiram mais de 2 milhões de pessoas diretamente e mais de 30 milhões nas redes sociais. Escreveu, produziu e dirigiu publicidade e conteúdo de marca para SEBRAE, Petrobras, AMBEV, Banco do Brasil, SERPRO e Fundação Alphaville, entre outros, com orçamentos que variavam desde “pateticamente ridículo” até “você realmente vai gastar tudo isso numa propaganda de 30 segundos?”.

Desde 2016 dedica-se exclusivamente ao roteiro e à produção audiovisual. Como roteirista, acumula prêmios internacionais e tem quatro séries vendidas para grandes produtoras. Escreveu os longa-metragens “Crusoé da Amazônia”, “O Inferno de Cada Um”, “Jardim dos Girassóis” e “Os Lúminas e o Mistério das Nove Gargantas”, todos em pré-produção. É produtor associado do longa-metragem “Anastácia", uma co-produção Brasil x EUA com grande elenco internacional, em desenvolvimento e com estreia prevista para 2022.

 

Escreveu, dirigiu e produziu o curte-metragem “Dois Barcos”, com Rainer Cadete, Rocco Pitanga e Paula Jubé, em finalização e que será transformado em longa-metragem em 2021.

PARCEIROS E DESCONTOS

BOLSAS INTEGRAIS

Pessoas Negras, Indígenas, membros da comunidade LGBTQI+ ou com deficiência física, que não sejam roteiristas profissionais e tenham renda familiar inferior à R$ 5 mil podem solicitar bolsa integral nos cursos oferecidos pela FICs

50% DE DESCONTO

Pessoas Negras, Indígenas, membros da comunidade LGBTQI+ ou com deficiência física tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

50% DE DESCONTO

Alunos e Ex-alunos da ESPM tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

ABRA_FINAL01.png

20% DE DESCONTO

Associados à ABRA tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

CDBpb.jpg

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

logo Bravi.png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas à BRAVI tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

logo siaesp .png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao SIAESP tem 20% de desconto em todos os cursos da FICs

marcas-01.png

20% DE DESCONTO

Participantes do Movimento Vamos fazer coisas Juntes tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

Este projeto contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE.

Apoio Institucional:

Financiamento:

logoctav_20-Copia-300x300_edited.jpg
Logo Governo Federal@3x.png