ESCOLA DE ROTEIRO

Ha mais de 20 anos (desde 1998) a Fábrica de Idéias Cinemáticas investe na formação de roteiristas através de  cursos presenciais e on-line, tendo formado centenas de alunos.  

 

Entre roteiristas e produtores consagrados que já passaram em nossos cursos se destacam: Maria Camargo e Ricardo Tiezzi, premiados no Workshop e Concurso de roteiro da série Cidade dos Homens; Rodrigo Teixeira ; Andre Pellenz; Flavia Boggio; entre outros. 

A cada ano, novos roteiristas entram no mercado lançados pela FICs. Apenas em 2019 duas ex-alunas participaram de nossos projetos, como roteiristas.

O principal diferencial de nossos cursos é aproximação real entre teoria e prática, sendo ministrados por roteiristas atuantes no mercado e criados por uma empresa que é também uma agencia de conteúdo, com participação na criação e desenvolvimento de inúmeras series de sucesso, como Z4 (Sbt/Disney), Unidade Básica (Universal Channel), 9mm (Fox), Cidade dos Homens (Globo), entre muitas outras.

AGÊNCIA DE STORYTELLING

A Fábrica de Ideias Cinemáticas (FICs para os íntimos) é uma agência de storytelling, especializada na criação de estórias e desenvolvimento de narrativas. 

Acreditamos que o ato de contar histórias é parte essencial do que nos faz humanos. Narrativas nos mobilizam, geram paixões, reflexões e sentimentos, estimulam conversas íntimas, bate-papos descompromissados e debates acalorados, nos permitem observar o mundo pelos olhos de outros e imaginar realidades alternativas. 

 

Seja em meios tradicionais como o cinema, a televisão aberta ou paga, o teatro, a literatura, a publicidade e os quadrinhos ou meios recentes como o vídeo por demanda, as redes sociais, os videogames, realidade aumentada e ambientes imersivos 3D, o storytelling se tornou onipresente.

E justamente por entender que o ato de contar histórias é a forma mais poderosa de engajar pessoas e mobilizá-las em torno de idéias, marcas e causas, é que a Fábrica de Idéias de Cinemáticas propõe uma abordagem transmidiática da narrativa e da dramaturgia.

Na FICs, nós desenvolvemos desde formatos tradicionais consagrados, como roteiros para filmes e séries fechadas (sempre com foco em qualidade artística e sucesso comercial); como formas narrativas expansivas que atravessem múltiplas mídias e tenham potencial para geração de propriedades intelectuais a serem exploradas em longo prazo; e conteúdos especializados, desenvolvidos sob encomenda, com a finalidade de promover o engajamento de diferentes públicos em torno de marcas e causas.

SÓCIOS
NEWTON CANNITO
MARCOS TAKEDA

Newton Cannito é diretor de cinema e autor-roteirista de televisão. Doutor em Cinema e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Como autor de televisão já ganhou vários prêmios importante como o APCA de melhor Teledramaturgia (pela serie “9mm”, Fox e Netflix), o premio ABRA (pela serie Unidade Básica) , e o Emmy de telenovela (por Joia Rara). 

O longa “Magal e os Formigas” que escreveu e dirigiu, reconta de forma fabulosa a história de sua família. Em televisão criou e é roteirista da série “Unidade Básica”, exibida na Universal Channel - cuja 2 temporada estreara em 2020 e a terceira em 2021.

Criou e escreveu a série musical “Z4” para o SBT/DISNEY.  Foi roteirista da série “Cidade dos Homens” e dos longa metragens “Quanto vale ou é por quilo?” (Sergio Bianchi), “Bróder” (Jeferson De) e “Reza a Lenda” (Homero Olivetto). Escreveu recentemente duas novas cinebiografia: a de Silvio Santos e de Sao Jose de Anchieta.  Foi criador e roteirista chefe do seriado “9mm: São Paulo” (Fox), vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira. Foi roteirista da telenovela “Poder Paralelo” (de Lauro Cesar Muniz) e de “Joia Rara” (de Thelma Guedes), vencedora do Emmy Internacional na categoria. Foi supervisor artístico do Edital FICTV que resultou em varias series de sucesso, como 3%( Netflix),  “Natalia”(Universal), “Vida de Estagiário”(Warner)  e “Brilhante FC” (TV Brasil).

É autor também de vários livros entre eles as obras de humor “Novos Monstros” (Geração Editorial), “Deus é Humor” (NVersos), "Manual do Bullying e outras sátiras de humor pós-ativista" (NVersos) e “Confissões de Acompanhantes” (Sá Editorial).

Escreveu também os “Manual de Roteiro” (Conrad Editora), “A televisão na Era Digital” (Summus Editora) e "Choque do Tropicalismo" (NVersos). 

Marcos Takeda é roteirista e pesquisador pela produtora FICs.

 

Para a televisão, fez os roteiros da primeira e segunda temporada (produção) da série “Unidade Básica” (Gullane) e está desenvolvendo a terceira temporada. Série vencedora do prêmio ABRA de melhor roteiro de série de 30’.

 

Foi roteirista da primeira temporada da série “Z4” (SBT/Disney Channel) que atingiu média de 10 pontos de audiência e da animação “Corta!” (2Dlab - estreia prevista para 2019) para o Universal Channel. Para cinema, escreveu o roteiro do longa “Magal e os Formigas” (Globo Filmes / Moonshot) de Newton Cannito e “E.A.S – Esquadrão Anti-sequestro” (Popcon Filmes – em finalização) de Marcus Dartagnan .

 

Atualmente está desenvolvendo diversos projetos no núcleo criativo da “Pepper Filmes”. Tem vários artigos sobre roteiro e televisão publicados em revistas como Filme & Cultura, Cadernos de Televisão (IETV) e Revista de Cinema. Ministrou diversas oficinas e seminários sobre roteiro.

 

Atua como professor para os cursos de roteiro da FICs.

QUERO ASSINAR A NEWSLETTER

SIGA A FICs NAS REDES SOCIAIS

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn

TELEFONE / WHATSAPP

011 98981 0792

© 2020 Fábrica de Idéias Cinemáticas | Todos os direitos reservados   -    Criação: Ráipe Criativo