
TURMA 1
CURSO ONLINE AO VIVO
Início: 28 de Março de 2020
Dia: Sábados
Horário: 14h30 às 18h30
TURMA 2
CURSO ONLINE AO VIVO
Início: 02 de Abril de 2020
Dia: Quintas
Horário: 19h às 23h
DEPOIMENTOS
André Pellenz
Diretor Cinematográfico
Minha Mãe é uma Peça, Detetives do Prédio Azul
Fernando Rocha
Jornalista e Apresentador.
Programa Bem Estar - TV Globo
Angélica Oliveira
Roteirista
colaboradora da série Unidade Básica criada pela FICs
INVESTIMENTO
10 x R$ 700,00
PARCEIROS E DESCONTOS
PROGRAMA
Coordenação Pedagógica: Newton Cannito
Professores: Newton Cannito; Marcos Takeda; Leandro Vieira Maciel; Luiz Fernando Santoro; Gilson Schwarz; Nicholas Alem; Maria Cristina Perez Vila
Carga horária: 176 horas-aula (2 semestres)
OBJETIVO
Baseado no MÉTODO FICs, o CURSO FORMAÇÃO EM ROTEIRO: STORYTELLING E MERCADO tem como objetivo proporcionar ao profissional do roteiro uma formação completa e inédita em conteúdos relativos aos modelos de negócio, contratos e dinâmicas reais do processo de produção de roteiro no mercado audiovisual.
No primeiro semestre serão abordados, dentre outros conteúdos: o processo de criação de roteiros sob demanda em diálogo com canais de TV e provedores de VOD; criação de roteiros a partir de atores; os elementos relevantes para o roteirista em contratos de prestação de serviço e cessão de direitos; aspectos fundamentais da legislação de direito autoral; a criação de obras a partir do uso dos gêneros narrativos; análise de formatos como sitcom e outros gêneros cômicos; séries médicas ( procedural x drama); policial; o terror e o suspense (as aproximações e distinções); o sci-fi; a adaptação de obras de outras mídias como HQs e literatura.
No segundo semestre serão abordados, dentre outros conteúdos: a relação do roteiro com o desenho de produção, a planificação e o orçamento; plano de financiamento de um projeto dramatúrgico; o pitching (dicas de expressão corporal e oralidade); a criação de universos ficcionais; a narrativa e o jogo (a função do jogo nas obras audiovisuais); estratégias transmidiaticas; storytelling e a criação de roteiro aplicado a divulgação de marcas e causas; o uso criativo de merchandising em obras ficcionais,: novas mídias e novos modelos de negócio.
As aulas regulares são complementados por um módulo intensivo:
-
MÓDULO INTENSIVO: DOCUMENTÁRIO E NÃO FICÇÃO
PROGRAMA
1º SEMESTRE
1. AULAS REGULARES (1 X POR SEMANA):
(T.1 - Sáb. 14h30 às 18h30 / T.2 - Qua. 19h às 23h)
- Módulo 1: Roteiro e Mercado I (16 horas | 4 encontros)
- Módulo 2: Contratos e Direitos Autorais (16 horas| 4 encontros)
- Módulo 3: Roteiro e Mercado II (16 horas | 4 encontros)
- Módulo 4: Roteiro e Mercado III (16 horas | 4 encontros)
2. MÓDULO INTENSIVOS
- Módulo Intensivo: Documentário e não ficção (24 horas | 3 dias)
3. ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (12 horas)
2º SEMESTRE
1. AULAS REGULARES (1 X POR SEMANA)
(T.1 - Sáb. 14h30 às 18h30 / T.2 - Qua. 19h às 23h)
- Módulo 5: Roteiro e Mercado IV
- Módulo 6: Roteiro e Transmídia
- Módulo 7: Storytelling e Criação sob Demanda
- Módulo 8: Novas Mídias e Novos Negócios
2. ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (12 horas)
PROGRAMA COMPLETO E EMENTAS: clique aqui
A realização do curso está sujeita a quórum.
Este projeto contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE.
Apoio Institucional:

Financiamento:



