DEPOIMENTOS

William Lima

Ex-Aluno

Bruna Coutt

Ex-Aluna

Angélica Oliveira

Roteirista

colaboradora da série Unidade Básica criada pela FICs

INVESTIMENTO

R$ 600,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito)

CURSO ONLINE AO VIVO

Carga horária: 24 horas-aula (6 encontros)

Dia: Sábados (2 encontros por dia)

Horário: 09h às 18h

Início: 20 de Fevereiro de 2021

O curso é realizado através do Zoom, sendo necessário que o aluno o tenha instalado em um dispositivo com câmera, microfone e conexão de banda larga 

PROGRAMA

Coordenação Pedagógica: Newton Cannito

OBJETIVO  

O Curso ROTEIRO INFANTO-JUVENIL é um curso criado com o objetivo de apresentar aos roteiristas as particularidades da criação de roteiros voltados para os públicos infantil e adolescente. 

A criação de séries e filmes para este público difere radicalmente da criação para públicos adultos, possuindo diferenças significativas em termos de linguagem audiovisual, estética, temática, ritmo, estrutura narrativa, construção de cenas e diálogos, definição de perfil de personagens etc. Possuindo também diferenças muito relevantes entre seus sub-grupos, como primeira infância (03 a 07 anos), faixa dos 08 à11 anos e 12 aos 14 anos.

 

No curso serão abordados conteúdos como: 

  • Dramaturgia infantil para Animação

  • Dramaturgia infantil para Live Action;

  • As particularidades de cada faixa estaria;

  • Musical e sitcom infantis.

  • A abordagem de temas sensíveis;

  • A relação com a pedagogia e com a ética;

  • Estudos de Caso

 

PROFESSORES

leandro maciel.png

LEANDRO VIEIRA MACIEL

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e Doutorando em Comunicação Audiovisual  pela Universidade Anhembi Morumbi, onde foi assessor de formação e professor por 10 anos,  nos cursos da Escola de Comunicação, Artes e Negócios. Também atuou como coordenador de formação do Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo (nos cursos de Cinema & Animação).

 

Atualmente é professor do Centro Universitário Senac, nos cursos de Fotografia, Audiovisual e nas pós de Animação e Roteiro.  


Foi  supervisor criativo no Núcleo Coala Filmes (http://coalafilmes.com.br), produtora de animação sediada em São Paulo onde criou a série “Angeli The Killer”  e o longa “Bob Cuspe” (ambos inspirados no sucesso do curta “Dossiê Rê Bordosa”). Atuou como roteirista,  produtor e editor de não-ficção para o programa Metrópolis  e para a ESPN.

NATALIA MAEDA

Natalia Maeda é formada em Audiovisual pela ECA/USP.

 

Co-criadora e roteirista-chefe da série “O Zoo da Zu” (Discovery Kids), indicada ao International Emmy Kids 2016, ao Emmy Kids 2018 e ao 2o Prêmio ABRA de Roteiro.

 

Roteirista na série de animação “SOS Fada Manu” (Gloob), indicada ao Emmy Kids 2017, e na sitcom infanto-juvenil “Experimentos Extraordinários” (Cartoon Network).

 

Foi também roteirista na quarta temporada da série 3% (Netflix) e roteirista-chefe da série de animação “Turma da Mônica Jovem” (Cartoon Network, 2019), vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, com argumentos adaptados para HQ.

CAO QUINTAS

Cao Quintas é produtor e CEO da Latina Estúdio, tendo realizado filmes em coprodução com diversos países da América Latina e Europa, exibidos em diversos festivais brasileiros e estrangeiros. Seus créditos como produtor incluem filmes recentes como Laços, Turma da Mônica e Adoniran, Meu Nome é João Rubinato. 


Quintas é formado em Marketing pela ESPM, tendo feito pós-graduação em Produção Audiovisual no EAVE (European Audiovisual Entrepreneurs), diplomado em Estrasburgo, França, em 2015. Participou ainda do Programa de Treinamento em Entertainment, Business and Legal Affairs em 2017 na University of Miami, Estados Unidos. Atualmente cursa o Mestrado em Comunicação e Inovação Tecnológica na ESPM, sendo ainda professor do curso de Cinema e Audiovisual na mesma instituição.

MARIA CRISTINA PERES VILAS

É pedagoga e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Há 20 anos trabalha com formação de professores nas áreas de Leitura, Literatura Infantil e Produção Cultural para a Infância. No final da década de 90, iniciou seu trabalho com Literatura Infantil, participando do Projeto Laboratório de Literatura Infantil (FEUSP). Foi diretora da Creche e da Biblioteca Comunitária, do Instituto Alana, unidade Jardim Pantanal. Teve experiências como livreira, com a curadoria de acervos de livros de Literatura Infantil, e com a organização de atividades culturais em livrarias; além de realizar consultoria pedagógica para séries de desenhos animados (Coala Filmes, Pigmento Filmes).  Ministrou cursos sobre escrita e produção de livros escritos para criança no SESC Sorocaba. Desde 2004 é professora universitária (Uniso, Unesp), e desde 2019, na Unip Sorocaba, é docente do curso de Pedagogia e do curso de Pós-Graduação Alfabetização e Letramento, responsável pela disciplina Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil.

PARCEIROS E DESCONTOS

desconto lbtqui.png

50% DE DESCONTO

Pessoas Negras, Indígenas e membros da comunidade LGBTTQ+ tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

50% DE DESCONTO

Alunos e Ex-alunos da ESPM tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

20% DE DESCONTO

Associados à ABRA tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

CDBpb.jpg

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

logo Bravi.png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas à BRAVI tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

logo siaesp .png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao SIAESP tem 20% de desconto em todos os cursos da FICs

Este projeto contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE.

Apoio Institucional:

Financiamento:

logoctav_20-Copia-300x300_edited.jpg
Logo Governo Federal@3x.png