CURSO ONLINE AO VIVO

Carga horária: 24 horas-aula (6 encontros)

Dia: Sábados (2 encontros por dia)

Horário: 09h às 18h

Início: 13 de Novembro de 2021

O curso é realizado através do Zoom, sendo necessário que o aluno o tenha instalado em um dispositivo com câmera, microfone e conexão de banda larga 

DEPOIMENTOS

William Lima

Ex-Aluno

Bruna Coutt

Ex-Aluna

Angélica Oliveira

Roteirista

colaboradora da série Unidade Básica criada pela FICs

INVESTIMENTO

R$ 600,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito)

PROGRAMA

Coordenação Pedagógica: Newton Cannito

OBJETIVO  

O Curso ROTEIRO INFANTO-JUVENIL é um curso criado com o objetivo de apresentar aos roteiristas as particularidades da criação de roteiros voltados para os públicos infantil e adolescente. 

A criação de séries e filmes para este público difere radicalmente da criação para públicos adultos, possuindo diferenças significativas em termos de linguagem audiovisual, estética, temática, ritmo, estrutura narrativa, construção de cenas e diálogos, definição de perfil de personagens etc. Possuindo também diferenças muito relevantes entre seus sub-grupos, como primeira infância (03 a 07 anos), faixa dos 08 à11 anos e 12 aos 14 anos.

 

No curso serão abordados conteúdos como: 

  • Dramaturgia infantil para Animação

  • Dramaturgia infantil para Live Action;

  • As particularidades de cada faixa estaria;

  • Musical e sitcom infantis.

  • A abordagem de temas sensíveis;

  • A relação com a pedagogia e com a ética;

  • Estudos de Caso

 

PROFESSORES

Claudia_edited.jpg

CLÁUDIA DALLA VERDE

Bacharel em teatro pela ECA/USP, mestra em comunicação contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi.
 

Com roteirista seus trabalhos principais são os programas da TV Cultura: Ratimbum, Castelo Ratimbum, Mundo da Lua e Cocoricó.

Também fiz o Disney Club/Disney CRUJ, no SBT.
 

Meus trabalhos mais recentes são uma série  para ensinar matemática, As Fabulosas Coleções do Seu Gonçalo, na TV Escola, e Crias de Dulcina, na TV Brasil.

NATALIA MAEDA

Natalia Maeda é formada em Audiovisual pela ECA/USP.

 

Co-criadora e roteirista-chefe da série “O Zoo da Zu” (Discovery Kids), indicada ao International Emmy Kids 2016, ao Emmy Kids 2018 e ao 2o Prêmio ABRA de Roteiro.

 

Roteirista na série de animação “SOS Fada Manu” (Gloob), indicada ao Emmy Kids 2017, e na sitcom infanto-juvenil “Experimentos Extraordinários” (Cartoon Network).

 

Foi também roteirista na quarta temporada da série 3% (Netflix) e roteirista-chefe da série de animação “Turma da Mônica Jovem” (Cartoon Network, 2019), vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, com argumentos adaptados para HQ.

VANESSA REMONTI

Roteirista, diretora e produtora criativa desde 2000. É especializada em Animação e Novos Formatos e Linguagens.Coordenou o conteúdo de curtas, médias, séries e longas de animação e ficção, entre eles, as séries: "SOS Fada Manu" (Gloob e TV Brasil e Indicada ao Emmy Internacional Kids), "Papaya Bull" (Nickelodeon e NBC Universal), "Oswaldo" (Cartoon Network , Tv Cultura e Netflix), as cenas adicionais do longa "O menino e o Mundo" (Indicado ao Oscar 2016) e os projetos de séries e longas do Núcleo Criativo/FSA da Boutique Filmes e Coala Filmes.

 

Produziu e animou a publicidade "From love to Bingo" (Almap-BBDO) que viralizou e venceu 2 Leões em Cannes/2013. Atuou como docente na Comunicação (Produção para TV e Teoria da Comunicação - ULBRACCR), de Produção para Animação (FILE - Electronic Language International Festival e RR Animation).

 

Diretora e roteirista dos curtas-metragens de animação: "Sigmund" (premiado como Melhor Técnica de Animação/2009) e o inédito "Recic-LAR" contemplado MINC/SAv. Formatou e foi roteirista-chefe do Programa da Maisa, no SBT e FOX até 2019. Foi roteirista e formatadora do reality "Me Poupe" (BAND e canal no youtube Me Poupe) na Endemol Shine Group. 


Atualmente é autora-roteirista na equipe de criação de Novos Formatos na Globo.
 

MARIA CRISTINA PERES VILAS

É pedagoga e mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Há 20 anos trabalha com formação de professores nas áreas de Leitura, Literatura Infantil e Produção Cultural para a Infância. No final da década de 90, iniciou seu trabalho com Literatura Infantil, participando do Projeto Laboratório de Literatura Infantil (FEUSP). Foi diretora da Creche e da Biblioteca Comunitária, do Instituto Alana, unidade Jardim Pantanal. Teve experiências como livreira, com a curadoria de acervos de livros de Literatura Infantil, e com a organização de atividades culturais em livrarias; além de realizar consultoria pedagógica para séries de desenhos animados (Coala Filmes, Pigmento Filmes).  Ministrou cursos sobre escrita e produção de livros escritos para criança no SESC Sorocaba. Desde 2004 é professora universitária (Uniso, Unesp), e desde 2019, na Unip Sorocaba, é docente do curso de Pedagogia e do curso de Pós-Graduação Alfabetização e Letramento, responsável pela disciplina Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil.

PARCEIROS E DESCONTOS

BOLSAS INTEGRAIS

Pessoas Negras, Indígenas, membros da comunidade LGBTQI+ ou com deficiência física, que não sejam roteiristas profissionais e tenham renda familiar inferior à R$ 5 mil podem solicitar bolsa integral nos cursos oferecidos pela FICs

50% DE DESCONTO

Pessoas Negras, Indígenas, membros da comunidade LGBTQI+ ou com deficiência física tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

50% DE DESCONTO

Alunos e Ex-alunos da ESPM tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

ABRA_FINAL01.png

20% DE DESCONTO

Associados à ABRA tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

CDBpb.jpg

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

logo Bravi.png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas à BRAVI tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

 
logo siaesp .png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao SIAESP tem 20% de desconto em todos os cursos da FICs

marcas-01.png

20% DE DESCONTO

Participantes do Movimento Vamos fazer coisas Juntes tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

Este projeto contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE.

Apoio Institucional:

Financiamento:

logoctav_20-Copia-300x300_edited.jpg
Logo Governo Federal@3x.png