
DEPOIMENTOS
André Pellenz
Diretor Cinematográfico
Minha Mãe é uma Peça, Detetives do Prédio Azul

Fernando Rocha
Jornalista e Apresentador.
Programa Bem Estar - TV Globo
Angélica Oliveira
Roteirista
colaboradora da série Unidade Básica criada pela FICs
INVESTIMENTO
10 x R$ 700,00
PARCEIROS E DESCONTOS
PROGRAMA
Coordenação Pedagógica: Newton Cannito
Professores: Newton Cannito; Marcos Takeda; Leandro Vieira Maciel; Luiz Fernando Santoro; Gilson Schwarz; Nicholas Alem; Maria Cristina Perez Vila
Carga horária: 176 horas-aula (2 semestres)
OBJETIVO
Baseado no MÉTODO FICs, o CURSO FORMAÇÃO EM ROTEIRO: DRAMATURGIA AUDIOVISUAL tem como objetivo proporcionar ao profissional do roteiro uma formação completa nos aspectos teóricos e práticos da produção de roteiros audiovisuais.
O primeiro semestre, de maior ênfase teórica, aborda em profundidade as etapas de constituição do roteiro como: o High Concept; o trabalho de pesquisa; a sinopse; o argumento; a escaleta e o roteiro. Os elementos constitutivos da dramaturgia clássica, como divisão em atos; o clímax; a trajetória do herói; e os grandes gêneros dramáticos (melodrama, tragédia, comédia e farsa). As técnicas essenciais para a produção do roteiro, como as diferentes formas de utilizar o humor, o tempo da piada, as diferentes formas de narração, formas de construção de diálogo, etc. Chegando, por fim à análise das tendências contemporâneas como: as novas tecnologias e as múltiplas mídias para se contar uma história; as demandas do mercado nacional; a aplicação do modelo clássico às séries e longas-metragens atuais; a problematização da trajetória do herói; entre outros
O segundo semestre, é dedicado à orientação, pelos professores do curso, do processo integral de desenvolvimento de um projeto de longa-metragem ou obra seriada por cada aluno. Durante o processo, o aluno passará por ciclos de criação, análise, debate e aprimoramento de cada etapa de escrita do seu roteiro, em diálogo permanente com os professores e demais alunos. Serão abordados de forma progressiva segmentada, o desenvolvimento da: sinopse, plot, personagens principais e público-alvo; argumento; escaleta; roteiro; 2 cenas chaves; elementos complementares da bíblia do projeto; e estratégias para sua viabilização. Ao final do semestre cada aluno deverá ter desenvolvido uma bíblia completa de seu projeto audiovisual.
As aulas regulares serão complementadas por um módulos intensivo:
-
MÓDULO INTENSIVO: ROTEIRO PARA O PÚBLICO INFANTO JUVENIL
PROGRAMA
1º SEMESTRE
1. AULAS REGULARES (1 X POR SEMANA):
(T.1 - Sáb. 9h às 13h / T.2 - Seg. 19h às 23h)
- Módulo 1: Introdução ao Roteiro Audiovisual (16 horas | 4 encontros)
- Módulo 2: Dramaturgia Clássica I (16 horas | 4 encontros)
- Módulo 3: Dramaturgia Clássica II (16 horas | 4 encontros)
- Módulo 4: Técnicas de Roteiro Audiovisual (16 horas | 4 encontros)
2. ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (12 horas)
2º SEMESTRE
1. AULAS REGULARES (1 X POR SEMANA)
(T.1 - Sáb. 9h às 13h / T.2 - Seg. 19h às 23h)
- Módulo 5: Trabalho de Conclusão de Curso, Seminário de Orientações em Grupo (64 horas | 16 encontros)
2. MÓDULOS INTENSIVOS
- Módulo Intensivo: Roteiro para o Público Infanto Juvenil (24 horas | 3 dia)
3. ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (12 horas)
PROGRAMA COMPLETO E EMENTAS: clique aqui
A realização do curso está sujeita a quórum.
Este projeto contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE.
Apoio Institucional:
Financiamento:

