PROFESSORES

NEWTON CANNITO (COORDENADOR)

Newton Cannito é diretor de cinema e autor-roteirista de televisão. Doutor em Cinema e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Como autor de televisão já ganhou vários prêmios importante como o APCA de melhor Teledramaturgia (pela serie “9mm”, Fox e Netflix), o premio ABRA (pela serie Unidade Básica) , e o Emmy de telenovela (por Joia Rara).

O longa “Magal e os Formigas” que escreveu e dirigiu, reconta de forma fabulosa a história de sua família. Em televisão criou e é roteirista da série “Unidade Básica”, exibida na Universal Channel - cuja 2 temporada estreara em 2020 e a terceira em 2021.

Criou e escreveu a série musical “Z4” para o SBT/DISNEY.  Foi roteirista da série “Cidade dos Homens” e dos longa metragens “Quanto vale ou é por quilo?” (Sergio Bianchi), “Bróder” (Jeferson De) e “Reza a Lenda” (Homero Olivetto). Escreveu recentemente duas novas cinebiografia: a de Silvio Santos e de Sao Jose de Anchieta.  Foi criador e roteirista chefe do seriado “9mm: São Paulo” (Fox), vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira. Foi roteirista da telenovela “Poder Paralelo” (de Lauro Cesar Muniz) e de “Joia Rara” (de Thelma Guedes), vencedora do Emmy Internacional na categoria. Foi supervisor artístico do Edital FICTV que resultou em varias series de sucesso, como 3%( Netflix),  “Natalia”(Universal), “Vida de Estagiário”(Warner)  e “Brilhante FC” (TV Brasil).

É autor também de vários livros entre eles as obras de humor “Novos Monstros” (Geração Editorial), “Deus é Humor” (NVersos), "Manual do Bullying e outras sátiras de humor pós-ativista" (NVersos) e “Confissões de Acompanhantes” (Sá Editorial).

Escreveu também os “Manual de Roteiro” (Conrad Editora), “A televisão na Era Digital” (Summus Editora) e "Choque do Tropicalismo" (NVersos). 

 

MARCOS TAKEDA

Marcos Takeda é roteirista e pesquisador pela produtora FICs.

 

Para a televisão, fez os roteiros da primeira e segunda temporada (produção) da série “Unidade Básica” (Gullane) e está desenvolvendo a terceira temporada. Série vencedora do prêmio ABRA de melhor roteiro de série de 30’. Foi roteirista da primeira temporada da série “Z4” (SBT/Disney Channel) que atingiu média de 10 pontos de audiência e da animação “Corta!” (2Dlab - estreia prevista para 2019) para o Universal Channel.

 

Para cinema, escreveu o roteiro do longa “Magal e os Formigas” (Globo Filmes / Moonshot) de Newton Cannito e “E.A.S – Esquadrão Anti-sequestro” (Popcon Filmes – em finalização) de Marcus Dartagnan . Atualmente está desenvolvendo diversos projetos no núcleo criativo da “Pepper Filmes”.

 

Tem vários artigos sobre roteiro e televisão publicados em revistas como Filme & Cultura, Cadernos de Televisão (IETV) e Revista de Cinema. Ministrou diversas oficinas e seminários sobre roteiro. Atua como professor para os cursos de roteiro da FICs.

GILSON SCHWARTZ

Gilson Schwartz é professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde criou e é responsável pelas disciplinas “Economia da Informação e Novas Mídias” (pós-graduação), e “Economia do Audiovisual Internacional”. Criou em 1999, após seleção em concurso público no Instituto de Estudos Avançados da USP, o grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” (www.cidade.usp.br). É Diretor para América Latina da rede internacional “Games for Change” (www.gamesforchange.org.br).

 

 

LUIZ FERNANDO SANTORO

Luiz Fernando Santoro É professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, diretor e produtor de programas de TV e vídeo. Atua no campo da Comunicação, nas áreas de televisão, vídeo, rádio, realização de documentários, comunicação comunitária, convergência tecnológica e políticas públicas.

 

 

LEANDRO VIEIRA MACIEL

Leandro Vieira Macie é formado pela Universidade de São Paulo, Mestre em Narrativa Audiovisual, possui 11 anos de experiência no ensino superior, lecionando nos cursos Cinema e Audiovisual. Foi coordenador de formação no CAV (Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo).  Também foi supervisor criativo da Coala Filmes, acompanhando roteiro e montagem de uma série, de dois longas em animação e do game "As Aventuras de Gildo" e atualmente escrevendo o roteiro do longa-metragem Bob Cuspe. 

Entre diversos prêmios, venceu o concurso “Cidade dos Homens” (O2 Filmes/ Rede Globo), atuando como colaborador da série em 2004. Posteriormente colaborou na série policial “9mm: São Paulo” 

 

NICHOLLAS DE MIRANDA ALEM

Nichollas de Miranda Alem é advogado especialista em Direito do Entretenimento e Direitos Autorais. Sócio do Borges Sales & Alem Sociedade de Advogados, escritório focado na área da cultura, inovação tecnológica e terceiro setor. Associado Fundador e Presidente do Instituto de Direito Economia Criativa e Artes, centro de pesquisa independente e sem fins lucrativos que busca debater os desafios jurídicos da nova economia. Consultor da UNESCO em políticas culturais.  Bacharel e mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo, com a dissertação "O Direito Econômico da Cultura: uma análise dos gastos públicos indiretos com cultura". Ministrou aulas em cursos da graduação e pós-graduação na Universidade de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, dentre outras instituições. Foi monitor do Curso de Direito Digital da Fundação Getúlio Vargas. 

 

MARIA CRISTINA PERES VILAS

Maria Cristina Perez Vilas é pedagoga e mestre em Linguagem e Educação (USP), há 20 anos trabalha com formação de professores nas áreas de Leitura, Literatura Infantil e Produção Cultural para a Infância. Nos últimos 10 anos, tem se dedicado ao Ateliê de Escrita, onde orienta projetos, artigos acadêmicos e textos técnicos e/ou ficcionais e é consultora pedagógica para projetos de obras seriadas (séries de animação) para produtoras de cinema

QUERO ASSINAR A NEWSLETTER

SIGA A FICs NAS REDES SOCIAIS

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram

TELEFONE / WHATSAPP

011 98981 0792

© 2020 Fábrica de Idéias Cinemáticas | Todos os direitos reservados   -    Criação: Ráipe Criativo