Roteiro_Documentário.png

CURSO ONLINE AO VIVO

Carga horária: 24 horas-aula (3 encontros)

Dia: Sábados

Horário: 09 às 18h

Início: 07 de Agosto de 2021

O curso é realizado através do Zoom, sendo necessário que o aluno o tenha instalado em um dispositivo com câmera, microfone e conexão de banda larga 

DEPOIMENTOS

André Pellenz

Diretor Cinematográfico

Minha Mãe é uma Peça, Detetives do Prédio Azul

Fernando Rocha

Jornalista e Apresentador.

Programa Bem Estar - TV Globo

Angélica Oliveira

Roteirista

colaboradora da série Unidade Básica criada pela FICs

INVESTIMENTO

R$ 600,00 (parcelamento em até 12x no cartão)

10% de desconto para inscrições até 07/08/2020

PROGRAMA

O CURSO DE ROTEIRO PARA DOCUMENTÁRIO E NÃO FICÇÃO irá proporcionar ao aluno uma imersão em gêneros geralmente pouco abordados da perspectiva do roteiro audiovisual, mas queno entanto encontram cada vez mais espaço no mercado: o documentário, e outros gêneros não ficcionais como Reality show e Talk show .

Serão ministrados os seguintes conteúdos:

  • Introdução ao roteiro para documentário;

  • o jornalismo inovador;

  • o jornalismo investigativo e a construção de discurso;

  • Roteiro para documentário: Obra seriada e longa-metragem;

  • Roteiro para Reality Show;

  • O ‘docudrama’ e a ‘docufarsa;

  • A construção de mapas de personagens em gêneros não ficcionais;

  • Roteiro para talk show;

  • Roteiro para programas de auditório: a função do jogo e quadros.

A realização do curso está sujeita a quórum.

PROFESSORES

NEWTON CANNITO 

Newton Cannito é diretor de cinema e autor-roteirista de televisão. Doutor em Cinema e TV pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Como autor de televisão já ganhou vários prêmios importante como o APCA de melhor Teledramaturgia (pela serie “9mm”, Fox e Netflix), o premio ABRA (pela serie Unidade Básica) , e o Emmy de telenovela (por Joia Rara).

Criou e é roteirista da série “Unidade Básica”, exibida na Universal Channel - cuja 2ª temporada estreou em 2020 e a terceira em 2021. Criou e escreveu a série musical “Z4” para o SBT/DISNEY.  Foi roteirista da série “Cidade dos Homens” e dos longa metragens “Quanto vale ou é por quilo?” (Sergio Bianchi), “Bróder” (Jeferson De) e “Reza a Lenda” (Homero Olivetto). Foi criador e roteirista chefe do seriado “9mm: São Paulo” (Fox), vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira. Foi roteirista da telenovela “Poder Paralelo” (de Lauro Cesar Muniz) e de “Joia Rara” (de Thelma Guedes), vencedora do Emmy Internacional na categoria. Foi supervisor artístico do Edital FICTV que resultou em varias series de sucesso, como 3%( Netflix), “Natalia” (Universal), “Vida de Estagiário” (Warner)  e “Brilhante FC” (TV Brasil).​

É autor também de vários livros entre eles “Manual de Roteiro” (Conrad Editora), “A televisão na Era Digital” (Summus Editora) e "Choque do Tropicalismo" (NVersos). 

VANESSA REMONTI

Roteirista, diretora e produtora criativa desde 2000. É especializada em Animação e Novos Formatos e Linguagens.Coordenou o conteúdo de curtas, médias, séries e longas de animação e ficção, entre eles, as séries: "SOS Fada Manu" (Gloob e TV Brasil e Indicada ao Emmy Internacional Kids), "Papaya Bull" (Nickelodeon e NBC Universal), "Oswaldo" (Cartoon Network , Tv Cultura e Netflix), as cenas adicionais do longa "O menino e o Mundo" (Indicado ao Oscar 2016) e os projetos de séries e longas do Núcleo Criativo/FSA da Boutique Filmes e Coala Filmes.

 

Produziu e animou a publicidade "From love to Bingo" (Almap-BBDO) que viralizou e venceu 2 Leões em Cannes/2013. Atuou como docente na Comunicação (Produção para TV e Teoria da Comunicação - ULBRACCR), de Produção para Animação (FILE - Electronic Language International Festival e RR Animation).

 

Diretora e roteirista dos curtas-metragens de animação: "Sigmund" (premiado como Melhor Técnica de Animação/2009) e o inédito "Recic-LAR" contemplado MINC/SAv. Formatou e foi roteirista-chefe do Programa da Maisa, no SBT e FOX até 2019. Foi roteirista e formatadora do reality "Me Poupe" (BAND e canal no youtube Me Poupe) na Endemol Shine Group. 


Atualmente é autora-roteirista na equipe de criação de Novos Formatos na Globo.
 

LUIZ FERNANDO SANTORO

Luiz Fernando Santoro É professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, diretor e produtor de programas de TV e vídeo.

 

Atua no campo da Comunicação, nas áreas de televisão, vídeo, rádio, realização de documentários, comunicação comunitária, convergência tecnológica e políticas públicas.

MAURÍCIO HIRATA FILHO

Produtor Executivo na MHF Audiovisual, foi Coordenador do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV. Programa realizado pela TV Cultura de São Paulo que, em 4 anos,  viabilizou a produção e veiculação na rede pública de televisão de 115 documentários produzidos em todos os estados brasileiros.

Uma experiência, que inspirou programas semelhantes por toda a América Latina, bem como as linhas de fomento à produção audiovisual para TVs Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual.

Atualmente é Produtor Executivo de uma minisérie documental da NETFLIX que se encontra em fase de produção.

 

PARCEIROS E DESCONTOS

BOLSAS INTEGRAIS

Pessoas Negras, Indígenas, membros da comunidade LGBTQI+ ou com deficiência física, que não sejam roteiristas profissionais e tenham renda familiar inferior à R$ 5 mil podem solicitar bolsa integral nos cursos oferecidos pela FICs

50% DE DESCONTO

Pessoas Negras, Indígenas, membros da comunidade LGBTQI+ ou com deficiência física tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

50% DE DESCONTO

Alunos e Ex-alunos da ESPM tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

ABRA_FINAL01.png

20% DE DESCONTO

Associados à ABRA tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

CDBpb.jpg

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

logo Bravi.png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas à BRAVI tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

logo siaesp .png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao SIAESP tem 20% de desconto em todos os cursos da FICs

marcas-01.png

20% DE DESCONTO

Participantes do Movimento Vamos fazer coisas Juntes tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

Este projeto contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE.

Apoio Institucional:

Financiamento:

logoctav_20-Copia-300x300_edited.jpg
Logo Governo Federal@3x.png