DEPOIMENTOS

André Pellenz

Diretor Cinematográfico

Minha Mãe é uma Peça, Detetives do Prédio Azul

Bruna Coutt

Ex-Aluna

Angélica Oliveira

Roteirista

colaboradora da série Unidade Básica criada pela FICs

INVESTIMENTO

R$ 500,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito)

CURSO ONLINE AO VIVO

Carga horária: 16 horas-aula (4 encontros)

Dia: Quartas

Horário: 19h às 23h

Início: 09 de Junho de 2021

O curso é realizado através do Zoom, sendo necessário que o aluno o tenha instalado em um dispositivo com câmera, microfone e conexão de banda larga 

PROGRAMA

Coordenação Pedagógica: Newton Cannito

OBJETIVO  

O curso CRIANDO COM GÊNEROS NARRATIVOS II aborda os desafios e especificidades da criação de obras audiovisuais a partir do uso dos gêneros narrativos consagrados com foco nas análises dos gêneros terror, suspense, sci-fi e animação, assim como o processo de adaptação entre diferentes linguagens como criação de roteiros audiovisuais a partir de HQs e Literatura. Conteúdo Programático:

  • O terror e o suspense: as aproximações e distinções

  • O sci-fi: os elementos e recursos narrativos;

  • A animação: particularidades e especificidades do roteiro de animação

  • A adaptação e relações entre mídias: como criar a partir do HQs e literatura;

  • A transferência de personagens e histórias entre linguagens distintas;

  • o conceito de uma adaptação enquanto uma obra autônoma;

  • os reboots e as revisões de criações já consagradas:

  • a transição geracional de personagens e universos;

  • Análise de casos.

A realização do curso está sujeita a quórum.

PROFESSORES

RAFAEL PEIXOTO

Rafael tem 25 anos de carreira dedicados à cultura e à publicidade. Realizou mais de 8 mil apresentações artísticas e ações de comunicação que atingiram mais de 2 milhões de pessoas diretamente e mais de 30 milhões nas redes sociais. Escreveu, produziu e dirigiu publicidade e conteúdo de marca para SEBRAE, Petrobras, AMBEV, Banco do Brasil, SERPRO e Fundação Alphaville, entre outros, com orçamentos que variavam desde “pateticamente ridículo” até “você realmente vai gastar tudo isso numa propaganda de 30 segundos?”.

Desde 2016 dedica-se exclusivamente ao roteiro e à produção audiovisual. Como roteirista, acumula prêmios internacionais e tem quatro séries vendidas para grandes produtoras. Escreveu os longa-metragens “Crusoé da Amazônia”, “O Inferno de Cada Um”, “Jardim dos Girassóis” e “Os Lúminas e o Mistério das Nove Gargantas”, todos em pré-produção. É produtor associado do longa-metragem “Anastácia", uma co-produção Brasil x EUA com grande elenco internacional, em desenvolvimento e com estreia prevista para 2022.

 

Escreveu, dirigiu e produziu o curte-metragem “Dois Barcos”, com Rainer Cadete, Rocco Pitanga e Paula Jubé, em finalização e que será transformado em longa-metragem em 2021.

LEANDRO VIEIRA MACIEL

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e Doutorando em Comunicação Audiovisual  pela Universidade Anhembi Morumbi, onde foi assessor de formação e professor por 10 anos,  nos cursos da Escola de Comunicação, Artes e Negócios. Também atuou como coordenador de formação do Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo (nos cursos de Cinema & Animação).

 

Atualmente é professor do Centro Universitário Senac, nos cursos de Fotografia, Audiovisual e nas pós de Animação e Roteiro.  


Foi  supervisor criativo no Núcleo Coala Filmes (http://coalafilmes.com.br), produtora de animação sediada em São Paulo onde criou a série “Angeli The Killer”  e o longa “Bob Cuspe” (ambos inspirados no sucesso do curta “Dossiê Rê Bordosa”). Atuou como roteirista,  produtor e editor de não-ficção para o programa Metrópolis  e para a ESPN.

RAFAEL CAMPOS ROCHA

Rafael Campos Rocha nasceu em São Paulo em 1970. É autor de diversas novela gráficas, como “Deus, essa gostosa” e “Magda” ambas pela cia das letras, “Deus aos Domingos” pela Editora Veneta,  “Kriança Índia”, pela editora Guará, entre outras. Publicou Livros infantis, romances e coletâneas, como “Lobas” pela Editora Veneta e “O Poder do pensamento Negativo” e “Velhinhos Asquerosos”, ambos pela Editora Gato Preto.

 

Desde 2010 publica charges, cartuns, tiras e ilustrações em jornais como a Folha de São Paulo e em Revistas como Piauí, Novos Estudos, Caros Amigos além de revistas e coletâneas especializadas em quadrinhos. Em 2012 recebeu o prêmio “Society for New Design” e em 2013 o “Europa Newspaper Award”, pelo seu trabalho no jornal A Folha de São Paulo.

 

É roteirista-chefe da série animada “Tainá e os Guardiões da Amazônia”, vencedora do  Prêmio Quirino 2020. É roteirista do longa-metragem “Quem quer ficar com Mário”, pela Paris Filmes além de diversos projetos independentes de audiovisual.

PARCEIROS E DESCONTOS

BOLSAS INTEGRAIS

Pessoas Negras, Indígenas, membros da comunidade LGBTQI+ ou com deficiência física, que não sejam roteiristas profissionais e tenham renda familiar inferior à R$ 5 mil podem solicitar bolsa integral nos cursos oferecidos pela FICs

50% DE DESCONTO

Pessoas Negras, Indígenas, membros da comunidade LGBTQI+ ou com deficiência física tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

50% DE DESCONTO

Alunos e Ex-alunos da ESPM tem 50% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

ABRA_FINAL01.png

20% DE DESCONTO

Associados à ABRA tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

CDBpb.jpg

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

logo Bravi.png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas à BRAVI tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

logo siaesp .png

20% DE DESCONTO

Profissionais indicados por empresas associadas ao SIAESP tem 20% de desconto em todos os cursos da FICs

marcas-01.png

20% DE DESCONTO

Participantes do Movimento Vamos fazer coisas Juntes tem 20% de desconto em todos os cursos oferecidos pela FICs

Este projeto contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE.

Apoio Institucional:

Financiamento:

logoctav_20-Copia-300x300_edited.jpg
Logo Governo Federal@3x.png